terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Mestres de Bali




O Teatro de Bali 

O teatro de máscaras balinesas, o topeng, é um teatro dançado e cantado, que se situa entre o sagrado e o profano. Ele é constituído por personagens nobres e vários personagens cômicos, os bondrés.

   Topeng

"O teatro balinês é físico, gestual, possui a dança, a mímica e o canto bem diferente do teatro psicológico tal como o entendemos no ocidente", diz Fabianna de Mello e Souza (que atuou no Théâtre du Soleil, traçou seus estudos ao Japão e a Taiwan, onde pesquisou as tradições do teatro japonês e a arte das marionetes chinesas. Em 2005 iniciou-se com o mestre Djmat nas artes do teatro Topeng de máscaras balinesas na Indonésia e estudou o estilo Kendy de dança em Colombo (Sri Lanka)).
O Topeng é um teatro dançado, musicado e com máscaras. A palavra Topeng significa “pressionada contra o rosto”. Encena os personagens arquétipicos da sociedade balinesa e relata episódios históricos e místicos das histórias dos reis de Bali: os Babad.
Os atores dançarinos alternam-se em papéis que representam as altas castas e utilizam máscaras inteiras ou, com meias máscaras, representando os Bondrès, personagens populares. Como em todo teatro dançado balinês a regra é a despersonalização do ator. Sua pessoa não deve em absoluto transparecer, ela deve estar ausente, ou vazia, para deixar entrar o outro: um antepassado, ou um arquétipico, o modelo positivo ou negativo. O Rei, o ministro, o padre, o valete, o turista, devem ser os mesmos, independentemente do ator. A máscara determina, o que em bali é chamado de “Solah”, o comportamento. Quer dizer, o outro que vem e agita no corpo do ator, que renuncia a si mesmo.
Ao mesmo tempo sério e cômico, sagrado e profano, no teatro Topeng os aspetos satíricos não alteram em nada sua dimensão ritualística, tecem cotidianamente as ligações entre o passado e o presente, anulam a diferença e congelam o tempo num instante.

Fonte: Site do grupo AMOK e http://www.acenadacidade.com.br


Um comentário:

  1. Muito linda a música do gamelão e esse trabalho de corpo dos artistas balineses.

    ResponderExcluir