domingo, 9 de janeiro de 2011

Um pouco sobre a origem da máscara teatral

O uso da máscara como elemento cênico surgiu no teatro grego, por volta do século V a.C. O símbolo do teatro é uma alusão aos dois principais gêneros da época: a tragédia e a comédia.

A primeira tratava de temas referentes à natureza humana, bem como o controle dos deuses sobre o destino dos homens, enquanto a última funcionava como um instrumento de crítica à política e sociedade atenienses. 

Durante um espetáculo, os atores trocavam de máscara inúmeras vezes, cada uma delas representava uma emoção ou um estado do personagem. 

No Japão do século XIV, nasceu o teatro Nô, que também utilizou a máscara como parte da indumentária. Um dos objetivos era não revelar para a platéia as características individuais dos atores. 

Como as mulheres eram proibidas de atuar, as máscaras femininas eram usadas pelos homens, assim como as infantis. 

Atualmente, em pleno século XXI, as máscaras ainda são objeto de estudo e trabalho de diversas companhias teatrais em todo o mundo. 

Aqui no Brasil, o Grupo Teatral Moitará trabalha há 17 anos com a linguagem da máscara teatral e é coordenado pelos artistas e pesquisadores Venício Fonseca e Érika Rettl. 

“ O nosso propósito é pesquisar a Máscara enquanto linguagem, sendo ela um instrumento fundamental para o treinamento do ator e desenvolvimento de um teatro essencial. 

Neste estudo que realizamos, o que mais nos interessa é revelar o que temos de verdadeiro e humano, demolindo os preconceitos para assim compartilhar com o público uma relação plena em sua potencialidade de vida” , diz Venício. 


Máscara Nô: representação fortemente simbólica e tradicional 
O grupo trabalha com o conceito de máscara teatral e explica que, para ela ganhar vida, é necessário que o ator se desfaça de sua máscara cotidiana . 

“Diferente da máscara cotidiana que busca ocultar e proteger, a máscara teatral revela a essência da persona representada, imprimindo uma identidade especial e genuína. 

Ao representar com uma máscara, o ator forçosamente entende como elevar o personagem para uma dimensão teatral, para além do cotidiano, então ele compreende o que é um verdadeiro personagem de teatro, inventado da vida e não um personagem da vida. 

Assim, quando a Máscara Teatral está viva em cena ela é, em si, o próprio Teatro, pois os princípios básicos que regem sua vida são os alicerces fundamentais da arte teatral. 

Ela é um arquétipo que propõe ao ator a criação de um estado, com qualidade de energia específica, representando uma natureza que está além do convencional”, diz o artista. 

Fonte:
http://www.rabisco.com.br/56/mascaras.htm

Fiquem com esse vídeo falando um pouco mais do teatro Nôgaku:
 E outro sobre o Kabuki:



Bom ano novo para todos e hasta manaña!

17 comentários:

  1. q bom encontrar pessoas nesta busca, fantástico, procuro fazer o mesmo abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, VC me ajudou em uma pesquisa de um trabalho.:-)

    ResponderExcluir
  3. Obg tbm me ajudou sou burra e isso me ajudou bastante ♡♥

    ResponderExcluir
  4. Que bacana amoo td no que diz respeito a arte. Parabéns belo trabalho Zurk.

    Dyslenne Martins- Atriz

    ResponderExcluir
  5. Muito, muito lindo. Gratidão por essa publicação e por essa dedicação. Gratidão!
    Vou tatuar essas mascaras em mim, como reflexo da minha paixão.

    ResponderExcluir
  6. uauuu. belíssimo texto. quero falar de máscaras tb. ótemas referências.

    ResponderExcluir
  7. lindo quero fazer este tipo de roupa

    ResponderExcluir